segunda-feira, 4 de outubro de 2010

#3 GEO-Raid Montalegre 2010






Dia 0

Sexta-Feira 24 Setembro. Os primeiros participantes começam a chegar a Montalegre a meio da tarde, a tarde está soalheira e faz adivinhar os 2 próximos dias como ideais para o desafio em BTT, 175kms 5500m (d+), que espera a todos.
Montalegre é no extremo Norte de Portugal para alguns a distância traduz-se em 5-6 horas de viagem, para nós K2BTT JP/FM são cerca de 2 horas (165kms).
#3 Montalegre e última prova da série GEO-RAID 2010, os vencedores do troféu serão encontrados aqui… o Team Rocky Mountain Portugal by Fercase (João Marinho/José Silva) é o que se encontra melhor posicionado para a vitória final mas bem de perto o Team GNP/Carboom (Marco Almeida/Hugo Ferro) e o Team Biozone Pharma/EAFIT/Rbikes (Carlos Vitorino/Alexandre Esteves) tudo farão para atingir o primeiro lugar. Quanto à vitória na prova #3 Geo-Raid Montalegre além das equipas acima citadas junte-se o TEam X-Performance da dupla Luís Leão Pinto/José Soro qualquer uma delas poderá ser a vencedora no final dos 2 dias de prova.


Dia 1
Sábado 25 Setembro. O sol raia no alto mas a manhã está fria, em frente aos Paços do Concelho está instalado o ponto de partida… as equipas vão fazendo o controlo 0 à medida que é dado o sinal para a entradas na box. Aproveitamos os momentos que antecedem a nossa partida para saudar companheiros e amigos, que são muitos… Nós K2BTT JP (Joaquim Pereira/Paolo Giacosa) e K2BTT FA (Fernando Silva/André Resende), partiremos à hora oficial, 8:30am, visto não sermos beneficiados de qualquer handicap.
8:30 tudo a postos inicia-se o trajecto do dia1, serão 108kms e 3478m (d+)… está um “frio de rachar”, o neoprene dos manguitos dá a medida… os 7 kms iniciais do trilho embora a subir são rápidos.. a adrenalina está em alta as pulsações sobem em flecha… conseguimos uma boa posição nestes kms iniciais ao km11 (Rio Cávado) inicia-se a 1º grande subida do dia, dos 900m até 1380m no marco geodésico do Rachão ao km24, lá no alto a vista é a merecida o Grande Espaço/Natureza 100%/Montanhas/Água.
As 2 equipas K2BTT seguem juntas a bom ritmo, desce-se em direcção a Espanha.. atravessa-se as povoações de Vilar (km36) e Randin (km39), nesta altura percorremos um lindíssimo vale de terras de pasto ao lado do leito de um rio, ao fundo uma ponte que iremos atravessar... passa-se de novo para território Português em direcção a Tourém (km44)… inicia-se (830m) a 2ª grande subida do dia, passagem por território espanhol até ao alto aos 1350m no km53, a parte final desta subida foi especialmente dura, os nossos companheiros K2BTT FA distanciaram-se ligeiramente de nós… acabamos por recuperar o andamento e ao km62 em Pitões de Júnias chegamos todos juntos ao ‘ponto de água’...
Curiosidades: Pitões de Júnias é a aldeia mais ‘alta de Portugal’ a 1130m. Ao longo do percurso passa-se por inúmeras aldeias de traça barrosã, todas elas possuem vários bebedouros de água para os animais (essencialmente o bovino barrosão) se abastecerem quando fazem o percurso de ida ou regresso dos lameiros de pastagem. Aliás foi frequente durante o percurso cruzarmo-nos várias vezes com manadas de  algumas dezenas de vacas.
O percurso embora a subir até ao ‘Alto do Ouroso’ permite recuperar as forças. Ao km65 entramos numa zona do trilho com forte componente técnica.. que variava entre presença de pedra solta, areia, regos no terreno, calçada de pedra firme com ‘drops’ sucessivos. Foi nessa altura que a equipa K2BTT FA se deparou com uma avaria na manete do travão de trás da bicicleta do Fernando… ficaram para trás a resolver o problema e nós seguimos. A subida ao km81 para a aldeia do  Outeiro dava início, aos 730m, à 3ª grande subida do dia, pelo meio a subida em calçada até à aldeia de Loivos foi a ‘cereja em cima do bolo’… a decisão foi fazê-la com a bicicleta à mão… continuamos a subir ao Marco Geodésico de Lamas 1150m. Lá em cima rola-se entre geradores eólicos… estamos no km91, não se vislumbra Montalegre, faltam ainda 17kms para o final e uma última subida. O cansaço é patente em todos… durante a descida até á Ponte dos Galegos ao km96 alcançamos 3 equipas, uma fica para trás… falta uma última subida até ao parque eólico do Facho km103… fazemos a gestão das poucas forças que nos restam, seguem 3 equipas (09-K2BTT JP,11-Clube BTT Valongo, 31-Salta  Pocinhas X)… acabamos por levar a melhor a ambas chegando à meta na 14ºposição (13º após contabilização de penalizações)… Os nossos amigos K2BTT FA chegaram 11mins depois em 21º pos (20º após contabilização de penalizações).
A etapa do dia 1 foi ganha pelo equipa ‘X-Performance’ com vantagem de 39m25s sobre a equipa ‘Biozone Pharma’
Dia 2

26 Setembro 2010. O dia nasceu mais uma vez com o Sol lá no alto, embora com temperaturas baixas. Pelas 8:30 partimos (K2BTT JP e K2BTT FA) com o grosso dos participantes. A etapa seria mais curta e mais fácil que a do dia anterior (68kms e 2020m[d+]), a nota dominante foi sempre a beleza da paisagem e as aldeias Barrosãs por onde o percurso seguiu onde se pode apreciar as pitorescas ‘lides’ típicas do quotidiano da região.
As subidas iniciais do percurso definiram de imediato o ritmo do nosso andamento (K2BTT JP)... não daria para imprimir um ritmo mais forte que o do dia anterior, a recuperação física não foi a 100%… teríamos que dosear muito bem o nosso esforço para chegarmos ao final sem problema… enquanto isso a equipa K2BTT FA seguia mais veloz e descolou de nós no final da primeira subida (Fragas). A subida ao km18 aos 1350m da Serra do Larouco (3ª mais alta de Portugal com 1535m) causou estragos a muitas equipas, a nós em particular nada a assinalar… a descida em piso técnico causou alguns calafrios nomeadamente ao Paolo que seguia sem o travão de trás... Seguiu-se a passagem por várias aldeias (Gralhas, Meixedo, Aldeia Nova de São Mateus, …, Torgueda, Castanheira de Chã) o piso era um misto de rolante e técnico com zonas de densa vegetação rasteira (terrível para os desviadores traseiros) e zonas com muita pedra…



Ao Km51 iniciou-se a última subida do dia até ao km61 (Facho 1º), esta parte do percurso coincidia com o final da etapa do dia anterior. Restava-nos ainda força pelo ainda conseguimos ganhar 3 posições nesta última subida.
No final foi a equipa X-PErformace que cruzou a meta na 1ªpos., nós K2BTT JP no 19ºlugar (18º após contabilizadas as penalizações). Por seu lado a equipa K2BTT FA cruzou a meta em 10ºlugar (9º após contabilizadas as penalizações).

Seguiu-se o habitual e bem apreciado lanche GEO-Raid onde todos nós podemos partilhar as aventuras e sensações vividas durante o percurso… A entrega de prémios relativa à Prova e ao Troféu e o desejados Jersey’s de Finisher a todos aqueles que acabaram as 3 provas deste Troféu 2010 classificando a equipa a que pertenciam e sem qq penalização.

A classificação Final de #3 GEO-RAID Montalegre 2010:
1º X-Performance (Luis Pinto/José Soro)
2ª Casa de Benfica de Tomar (Ricardo Carvalho/Joel Graça)
3ª Team GNP/CARBOOM (Marco Almeida/Hugo Ferro)

14º K2BTT FA (Fernando Silva/André Resende)
15º K2BTT JP (Joaquim Pereira/Paolo Giacosa)

A Classificação final do Troféu GEO-RAID 2010 (#1 S.P.Sul, #2 Serra da Estrela, #3 Montalegre)
1º Team GNP/CARBOOM (Marco Almeida/Hugo Ferro)... 515 pts
2º Team Force 01 (Fernando Borlido/Rui Anjos)... 491 pts
3º Casa do Benfica de Tomar I (Ricardo Carvalho/Joel Graça)... 483 pts
4º Biozone Pharma/EAFIT RBikes (Carlos Vitorino/Alexandre Esteves)... 475 pts
5º Rocky Mountain Portugal by Fercase (João Marinho/José Silva)... 428 pts
6ª K2BTT JP (Joaquim Pereira/Paolo Giacosa)... 418 pts

Ficaremos a aguardar mais GEO-RAID's...
TransPortugal Garmin!.. será o novo desafio?

K2BTT - "sempre a pedalar por um trilho diferente"

DOURO Bike Race






Foi no passado dia 04 Setembro de 2010… data do evento BTT – Douro Bike Race em Amarante… classificado por muitos como a reentré do BTT pós Férias… Organizado pela Dupla João Marinho/José Silva este evento juntou cerca de 160 amantes do BTT, das provas épicas e dos Grandes Espaços…

A experiência acumulada da dupla que liderou a organização do evento proporcionou a todos nós um dia de BTT e de convívio de grande nível. O desenho do percurso de 98kms fez-nos passar por locais de rara beleza, os mais de 3000m (d+) complementados por trilhos de maior ou menor dificuldade técnica levam a que o percurso seja classificado com de nível físico Alto/Muito Alto. Nada faltou: elementos de segurança bem presentes, staff de apoio com sorriso sempre presente, abastecimentos (destaco a melancia fresquinha) e apoio técnico impecável.


 
Quanto a nós K2BTT… desempenho geral de bom nível… O André com um excelente 4º Lugar, o Fernando a cortar a meta em 22º lugar.. Eu, faz muito tempo que não percorria um percurso com o ritmo com que fiz este… os 98kms feitos nas calmas e com algum sofrimento à mistura … simplesmente porque não conseguia andar mais rápido… bem tentei no início.. mas os primeiros 35kms (subida ao alto do Marão) definiram que eu não tinha pernas para andar mais rápido… decidi então que das duas uma: ou desistia ou fazia o percurso nas calmas. Fiquei pela 2ª hipótese e lá fui, na molenguice, parando nas esplanadas e abastecimentos disposto à brincadeira e à conversa (as apelidadas ‘entrevistas’), usufruindo mais da paisagem.

Destaque:
- subida ao Alto do Marão
- descida do Marão pela vertente nascente
- abastecimento na Campeã (rica melancia)
- descida em direcção a poente
- vale do rio Tâmega
- vinhas na freguesia de Gatão
- chegada a Amarante

No final o prazer de ter completado um dos desafios de BTT mais bravos deste ano e o reencontro animada com os amigos: Vasco Sousa, Taco (Joohny), irmão Ramos (Paulo/Renato), António Queiroz, Francisco Moura, António Mesquita, Sérgio Pinho, Carlos Vieira

Bem haja!... Venha agora o #3 GEO-RAID em Montalegre no final do mês

K2BTT - "Sempre a pedalar por trilho diferenre"