sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Btt ao S. Marcos ..Pedaladas em de Terras de Santa Maria da Feira

Com Milhares de Kms a pedalar pelas Terras de Santa Maria (Concelhos de Santa Maria da Feira, S.João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra,...) Nunca tinha havido a oportunidade de ir até ao alto do penedo de São Marcos... Este Penedo fica plantado entre as freguesias de Romariz, Fajões e Cesár... Estamos em pleno horário de Inverno.. As tardes são pequenas...logo as pedaladas de sábado à tarde têm que ser + curtas. Assim no passado sábado saímos de Santa Maria da Feira 8 "Bike addicts" (QuimP, Bento, Giacosa, Maltez, Daniel, Paulo Tavares, Rui Serafim e a Célia)

OS addicts


Trilho habitual para quem sai de Santa Maria da Feira rumo a nascente... são os trilhos do chamado 'gasoduto' nas traseiras de Santos Cavaco.... Chegados à N1 descemos até ao rio Uilma, sempre procurando o terreno mais propício ao BTT... Flanqueando o rio seguimos um single track até Pigeiros.... Rumo a Duas Igrejas... Sem antes descer para nos deparamos com valente subida até ao cimo perto da 'Antena transmissora', algures lá no alto próximo de Duas Igrejas.. Ao descer encontramo-nos com um grupo de + 5 BTTistas de Santa Maria da Feira..Iam até ao alto de São Marcos.. Seguimos com eles.. em Grupo

O Bento faz pose próximo do S. MArcos


Rumo ao vale de Escariz... O Giaco fura... Monta-se câmara.. Siga que se faz tarde.. Está frio.. A água corre nos sulcos talhados pelas roda de carroça que em anos idos esculpiram tão escorregadias pedras da calçada. O Monte de São Marcos já se vê.. Chegados à estrada viramos à esquerda, e subindo calcorreamos o alcatrão até cortada á direita e entrada em estradão que nos levaria lá acima!.... Durante a subida a brincadeira com o Bento leva-me a cair de cotovelo em cheio no chão, ele bem disse "olha que vais arranjar problemas..heheheh"... Pequeno corte.. Não há queixas, toca a tomar a montada (Cannondale Prophet) dar nos crank´s que é a subir.

O QuimP também com o santinho como companhia


Chegados ao largo onde se efectuam as festividades de São Marcos, podemos ver: o Palco para actuação do 'verdadeiro Artista', a Tasca que pelos vistos regularmente aos fins de tarde de sábado serve uns valentes petiscos grelhados, e lá em cima (70m acima) no topo do Penedo a capela de São Marcos... falta trepar a calçada que nos leva lá.... Bora lá!... toca a subir, alguns não tiveram coragem para o fazer... Já lá em cima, embora o sol não esteja no alto o céu está pouco nublado e é possível observar toda a paisagem em redor: vêm-se alguns montes já por nós explorados.. Algumas povoações em redor..ao fundo para poente o Atlântico.. O Sol rapidamente irá cair temos que meter rodas a caminho..Algumas fotos.

Lá no alto no Monte de São Marcos


Iniciamos a descida Rumo a Cesár.. Excelente singletrack com alguns obstáculos a ultrapassar (pedras, raízes, drops) , maioritáriamente por trilhos percorremos Cesár->Milheirós->Arrifana->Sanfins.. E finalmente Feira... É certo que entretanto se fez noite e tivemos que atalhar por estrada... Chegamos às 18:00 percorridos 40kms de pura diversão.. Momento para uma bela Cervejola Preta e umas palavras de incentivo... No próximo sábado há mais..

TEAM K2BTT..”Sempre a pedalar por um Trilho diferente”

Sem comentários: