domingo, 1 de novembro de 2009

Subir ao Col de L'Agnel 2744m - Alpes já nevados

Foi a terceira vez este ano, que assumi o desafio de subir o Col de L' Agnel 2744m. Vencer esta subida é por si só um merecido prémio!
Nunca tinha tentado fazê-lo nesta altura do ano, a neve já está a fazer de cobertor à serra, e estava curioso...


Evolução da subida

Começei em Sampeyre a 920m de altura 7°C… os primeros 10 kms, são de subidas de pouca inclinaçao, o ideal para aquecer o motor, passado Casteldelfino as subidas são cada vez mais duras mas descontínuas, o ideal para recuperar forças. Fui subindo atento para ver se arranjava companhia para subir, mas pareceu-me que tinha sido o único a escolher o dia para fazer este Col… não apareceu mais nenhum destemido
A última aldeia Chianale (1800m), ficou para trás, aproximava-me da barreira que normalmente durante o Inverno fecha ao trânsito .. é a partir daqui que começa a verdadeira subida!!
Os 9 kms que se seguiram têm quase 1000m de acumulado (ou seja + 10% de pendente de subida médio) com inclinações que chegam a 15%.
Seja no Verão ou Inverno a pergunta que me costumo fazer nesta altura é: "que estou eu aqui a fazer?"… é duro… a paisagem cura este momento de fraqueza… Esta foi a primeira vez que fiz esta subida sózinho... a estrada sem trânsito, sem ciclistas nem excursionistas. Passei por dois lobos e alguns stambecchi (viados)...
A meta estava à vista e sentia alguma tontura pela falta de oxigénio em altura, mas faltava pouco e nesse momento nada me podia impedir de atingir o topo do Col.. nem mesmo a neve que cada vez era mais frequente sobre o alcatrão...
Os últimos 200m, devido á quantidade de neve, tiveram que ser percorridos a pé… Valeu a pena … a paisagem, a paz , o desafio vencido… são o prémio merecido para este ‘Sacrifício’
O regresso é feito pelo mesmo trajecto da subida... No Total são 66Kms com 2000m de acumulado de subida.






K2BTT
'Sempre a pedalar por um trilho diferente'

Sem comentários: