domingo, 20 de dezembro de 2009

A última Volta Outonal 2009!...FINAL FELIZ

Findo o Verão!... com a inicio do Outono e consequentemente os dias a ficarem mais curtos, a presença da chuva e do frio… a tendência é o pessoal aliviar a carga nos cranks, o mesmo será dizer a dar descanso ás nossas fiéis montadas!...

Para quem segue este Blog, percebe que o mesmo relata as voltas de Bina de malta que embora aliviando referidas montadas… não deixa de todo de se juntar ao sábado à tarde para fazer o gostinho à perna… hehehehe… Este último sábado foi exemplo disso

19 Dezembro - foi a última volta de Outono de 2009!... por volta das 14h15m que arrancamos do lugar do Seixo em Macinhata da Seixa… Estava um perfeito dia de Outono: o Sol brilhava resplandecente no céu azul… mas estava um frio do ‘camandro’. É a tarde de sábado mais curta do Ano, e a nossa volta será regulada por isso.

À partida alinharam 11 corajosos BTTistas, número de elementos necessários para uma equipa de futebol… mas sem suplentes e diga-se que quase seria necessários atendendo a alguns azares ocorridos durante a nossa volta… mas não se esteve mal.
Quem esteve:
André Resende (K2BTT), António, Célia Cristina (Migos), Daniel Bastos (K2BTT), Daniel (Migos), Fernando Silva (K2BTT), Joaquim Bento (Migos), Joaquim Pereira (K2BTT), Jorge Maltez (K2BTT), Paolo Giacosa (K2BTT), Rui Santos (Migos)

Tal como noutras voltas recentes… a zona escolhida é o Vale do Caima e Srª da Saúde!... Porquê: trata-se de uma zona com um relevo que permite uma trajecto com um nível físico alto e com um nível técnico médio… ideal para voltas entre 40-50kms..com duração de 2h30 a 4h…

A nossa volta:
Seixo – Estradão Nespreira/Janardo: Entrada imediata em trilho, segue-se uma descida que com as chuvas que têm caído nos últimos dias a transformam numa autêntica caixa de surpresas a cada curva que se faz. A cor verde do piso e os regos traçados pela água que jorrou… provocam em nós uma atenção redobrada e alguma ansiedade, ingredientes também necessários para o BTT. Pois está-se a ver!.. 1º caso: o António vai ao tapete… já no final da descida… nada de grave!.. ficam alguns de nós para trás.. outros avançam em ritmo mais lento… passados uns minutos acabamos por estar todos de novo a pedalar em conjunto!... Por entre as pequenas povoações que ladeiam o rio Caima, trilhando caminhos e calçadas… rumamos em direcção ao trilho que sobe até ao estradão que liga Nespreira a Jarnardo… Forte subida com pendentes superiores a 20%... a fazer “arrepiar os cranks dos mais destemidos”. A meio da subida o 2º caso: um furo, trata-se da bina do André… ficam alguns para trás..seguem outros.. o André e os demais são rápidos e logo alcançarão o grupo da frente

Estradão Nespreira/Janardo – Janardo: Chegados aos Estradão temos a forte descida até à Felgueira!.. Esta descida promete sempre ‘Adrenalina’ no seu estado mais puro… e não estou a brincar… já vão ver!...
Fico para trás a dar curso à MArzocchi… com 160mm lancei-me ‘pista abaixo’…hehehehe… está-se a ver… 4º caso: a meio da descida… pumba… catrapumba… eh pá! A falta de mãos deu naquilo!... a roda da frente perdeu aderência e o resultado foi a coxa da perna direita um esmurradela digna de um ‘postal’… “…está visto vou ter voltar a montar as rodinhas atrás!...” em 2 semanas 2 tombos, tenho as pernas esmurradas como as de um miúdo!... 5ºcaso: rapidamente (seg’s) recuperado, montei já em cima da ‘burra’ e ainda a recuperar das dores da queda, 200m abaixo está o Fernando com o pneu de trás furado!... lá em baixo o pessoal vai reagrupando e fazendo a contagem… estão todos… passagem pela Felgueira e rumo até Janardo!... primeiro OffRoad e depois na Estrada… é uma forte subida.. é uma boa 1/2 dúzia kms sempre a subir… Ninguém arrepia todos chegam com mais ou menos esforço!... Eram cerca de 16h30m… começava a ficar mais frio a decisão era o regresso: via Bouças ou via Nespreira… a decisão caiu no trajecto mais curto… via Nespreira!... tempo ainda para constatar o 6º caso: o André… esteve azarado.. com a lefty completamente descarregada… decisão: seguir por estrada… habituado ao trajecto, optou por fazer esse trajecto a solo

Janardo - Seixo: A jogar com menos um elemento, iniciamos a rápida e longa descida… 7ºcaso: furo, desta feita o Maltez…hehehehe.. ficam alguns para trás outros seguem… Fazia um frio de arrepiar… mesmo mau…geada!... descíamos em direcção a Poente e o Sol Alaranjado batia em cheio nos nossos olhos!... provocando em alguma zonas que não se visse absolutamente nada!... Em Nespreira, alguns de nós decidiram avançar.. o Objectivo era chegar mais cedo a casa do Paolo (Seixo) para preparar um pequeno lanche para todos… E Assim foi!..

Seixo: Todos chegaram.. também o André enregelado pelos kms de estrada!... entre pão, queijo, presunto, Panetone (típico bolo natal de Itália),... regado com um bom maduro Italiano e um Vinho do Porto!... pode-se dizer que foi um Excelente final de volta Outonal!...

BOM NATAL… é aquilo que desejamos!...

K2BTT
‘sempre a pedalar por um trilho diferente’