segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Tróia-Sagres 2009!.. 20 anos de desafio!..

Pois foi à 20 Anos que ocorreu, pela primeira vez, esta epopeia em bicicleta de BTT que une Tróia a Sagres pela estrada costeira. A Costa Azul e Costa Vicentina foram, no passado sábado 12Dezembro 2009, percorridas por centenas de ciclistas que aceitaram o desafio iniciado em 1989 pelo bem conhecido “senhor” António Malvar.

Para conhecer todo o historial deste percurso fica o link: http://www.lojadogps.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=85&category_id=13&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=1&vmcchk=1&Itemid=1

Nós aceitamos o desafio! Algumas semanas atrás tínhamos falado no assunto e a questão tinha sido bem aceite entre nós e ficado em aberto!... nada confirmado dependendo das condições climatéricas e de se conseguir o apoio logístico necessário… foi por isso só na 5ªfeira, dia 10 de Dezembro, que a decisão foi tomada: a previsão não era de chuva e o apoio logístico ia ser dado pelo meu primo, Rui Miranda, que mais uma vez respondeu sim ao meu pedido….Muito, MUITO, OBRIGADO Rui.

Quem pedalou:
Célia Cristina (Migos da Bina)
Joaquim Pereira (K2BTT)
Paolo Giacosa (K2BTT)
Rui Santos (Migos da Bina)

Excepção feita a mim, que foi a terceira vez que participei (2004, 2005, 2009), para os restantes esta foi a primeira participação. Todos nós e como mandam as regras fomos com Bicicleta de BTT sendo que a única alteração efectuada à montagem das mesmas foi a troca para pneus de estrada (26x1.4’…26x1.5’)… ou seja o espírito de desafio de acordo com as regras foi cumprido.

Na 6ªfeira, 11 de Dez, depois do carro carregado com as 4 binas e sacos saímos de Oliveira de Azeméis rumo a Alcácer do Sal (350kms) onde ficamos a dormir… Foi daí mesmo que no dia seguinte arrancamos rumo a Sagres… De facto não iniciamos em Tróia, evitando assim, na madrugada de sábado, ter que carregar de novo as Bikes no carro fazer com que o nosso ‘Rui’ acorda-se cedo para aí nos levar!...… De Alcácer do Sal à Comporta são 30kms e de Tróia à Comporta são 13kms… assim sendo acabamos por fazer + 17Kms em estrada com as mesmas características…

O Nosso Percurso
Alcácer do Sal–Comporta: hora oficial de arranque às 7:42am.. estes 30 kms iniciais foram percorridos em bom ritmo, talvez até um pouco forte demais.. havia alguma ansiedade em chegar à Comporta e assim tomar a rota oficial… foram 52min de bom andamento..

Comporta–Sines: já sobre a rota é notória a presença de muitos outros participantes… está frio e o vento sopra de Sul… somos nitidamente obrigados a abrandar… o pequeno topo depois da Torre é feito com alguma dificuldade… na nossa cabeça paira o sentimento de que se o vento for assim até ao fim estamos tramados… Felizmente não foi… Encontro o primeiro conhecido do dia, o Victor Pereira de Constância identificado pelas cores da jersey Azul e Branca da BikePure logo trocamos umas breves palavras com este a oferecer-me uma pulseira azul da http://www.bikepure.org/.
A pedalada é constante… segue-se á direita em direcção a Pinheiro da Cruz… mais um topo… o vento já não se sente tão forte.. seguimos em linha na roda uns dos outros… cada um de nós vai em média 3min à frente. Na Aldeia de Brescos vira-se á esquerda para Sines, o sol espreita e aquece o ar fresco da manhã… passa-se pela Cidade Nova de Santo André e toma-se a via rápida para Sines… na rotunda de Sines toma-se a direcção do Algarve… estamos +/- com 90kms feitos.

Sines-S.Teotónio: passamos a Central Termoeléctrica de Sines (São Torpes), há muitos participantes que fazem desta zona o local para paragem, nós seguimos… o nosso carro de apoio está cerca de 10kms atrás de nós… é notório que a nossa frescura já não é a mesma… o andamento diminuiu nitidamente… corte à direita para Porto Côvo/V.N.Milfontes…. logo a seguir o carro de apoio e o Rui alcança-nos… estaríamos com cerca de 105kms quando paramos para o 1º abastecimento 3h20min de andamento.. a paragem é sem stress…passa muita malta… hehehe… Retomamos o andamento, tivemos alguma dificuldade até V.N.Milfontes, a Célia foi vítima de câimbras e tivemos mesmo que parar sobre a ponte do rio Mira… por pouco o “homem da marreta” não fez jus ao seu nome… a valente rapariga recuperou e não mais teve problemas até ao final… Pouco depois colamos a um grupo de estradeiras e fomos até com eles até à Fataca… pouca antes de S.Teotónio pararmos para novo abastecimento, mais uma vez sem stress… o objectivo era chegarmos os 4 juntos a Sagres.

S.Teotónio-Aljezur: no cruzamento de S.Teotónio viramos à direita em direcção a Lagos, alguns participantes encontram-se parados nas bombas de combustível do lado direito… mais um topo… passamos por Baiona, segue-se Odeceixe com a famosa subida… aqui separamo-nos um pouco.. mas atingido o topo acabamos por de novo reunir… rola-se muito bem o Paolo e Eu revezamo-nos na frente, o Rui e a Célia acompanham muito bem a ‘passada’… passa-se por Maria Vinagre, Rogil (local para muitos escolhido como paragem) e Aljezur… 3ª e última paragem… uma sandoca um sumo e laranja… abastecimento de água e siga... temos 175kms feitos… faltam 44kms até Sagres

Aljezur-Sagres: os derradeiros 44kms finais.. entre os quais a subida depois da Carrapateira… hehehe… “kidstuff”… até á Bordeira (16kms) rolou-se com calma… estávamos quase a terminar e não valeria a pena arriscar… depois até à Carrapateira (5kms depois) aumentamos o ritmo contagiados pelo grande grupo onde seguia a Celina Carpinteiro… pela frente a última subida que foi inteligentemente feita… a bom ritmo sem forçar… chegados ao cimo ao nível do parque eólico.. pode-se avistar Vila do Bispo… na roda uns dos outros seguimos… sem vacilar… fomos alcançando, nesta altura alcançamos alguns participante mais cansados… passa-se Vila do Bispo ao fundo a 9kms o Oceano e Sagres… não é uma miragem..está lá e nós vamos conseguir… Atingimos Sagres antes das 16:00pm foram 219kms feitos em 7h 18min de andamento… Foi excelente…

Já em Sagres… Animados pela chegada..tiramos as fotos da praxe… falamos com este e aquele conhecido… mudamos de roupa.. bebemos uma bejeca e rumo a Casa… Antes e como a fome aperta passamos pela Azenha do Mar para almoçar/jantar… local aliás escolhido também pelo grupo dos nossos amigos Victor Gomes e Mário (Team Xis-Two / Geo-Raid)!..

Foi assim um Sábado especial a fazer aquilo que nós gostamos… carregar nos cranks… o desafio foi cumprido…

K2BTT
‘Sempre a pedalar por um trilho diferente’