quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Vale do Caima e Srª Saúde GRANDAAA VOLTA

Não foi no Sábado 5 Dez..pois as condições climatéricas não ajudaram… estava de facto uma m… e dificilmente se poderia encontrar alguém nos trilhos.. mas nunca duvidando!... Bom, mas 2 dias depois não demos tréguas ás Bikes…

À Partida alinhamos 5 manos de “pasteleira”: Joaquim Pereira, Paulo Tavares, Jorge Maltez, Paolo Giacosa e Rui Serafim (Migos)… e curiosamente no final éramos exactamente os mesmos. A volta acabou por ser uma Grandaaa Volta…72 kms e 1850m de acumulado. SOBERBO.

Descrição da volta:
Iniciamos em Macinhata lá no alto no Seixo, descemos até ao Caima e rodamos por estrada até Bustelo do Caima.. fácil, fácil… depois foi a subida..esta sim á homem!... mas não se espere que foi motivo para baixar os cranks!...naaaahhh… sempre a carregar lá chegamos ao alto.. ao estradão que liga Nespreira a Janardo… sem esperar fizemois a excelente descida até á Felgueira… esta sim a fazer jus ao apelido de Hummer de algumas das nossas montadas. Vale a pena!... Tinhamos por isso rasgado a elevaçãoprimeiro subindo e depois descendo com toda a adrenalida associada á mesma!..
Felgueira, pequena aldeia incrutada no meio de terras de madeireiros..concelho de Vale de Cambra… faz frio, o suficiente para as pessoas acenderem as suas lareiras denunciadas pelo fumo que sai das chaminés ali e acolá.. Bota para a frente..pequena descida em alcatrão… o vento frio atravessa os jerseys e corta-ventos mais agastados… Logo apanhamos um trilho para mais uma dura subida que nos levou algures até à estrada que seguimos até Janardo. A Srª da Saúde estava já próxima. Atingido esse ponto, tomamos um estradão até ao Arestal, e que estradão mais 3-4kms a subir… “isto para amigos”… hehehe.
Arestal, local ideial para o piquenique na Primavera… uma pequena capela ao centro, um palco/coreto, relva e mesas merendeiras… muito limpo e bem arranjado. Não podiámos parar, procuravamos o Talho Confiança onde iriamos parar para almoçar… ora o mesmo era uns 2-3kms à frente numa aldeia apelidada de Cabanes… lá chegamos… estava fechado… mais à frente um restaurante que também servia refeições. Exclente:
• Escolhida a carne para assar na brasa
• Fomos à mesa que foi prontamente colocada junto à lareira onde o lume ardia e nos aquecia
• Azeitonas, pão, salada, uma caneca de vinho foi o mote para o excelente repasto
• A vitela assada entretanto chegou com umas batatas fritas à moda do “antigamente”
• No final e para atar os molhos um café e um vinho do Porto…EXCELENTE


A descida até Dornelas foi feito em bom trilho que permitiu dar asas às bikes… e usufruir da pura adrenalina… foi de facto a “cereja em cima do bolo”. Em Dornelas, e depois de algumas dúvidas seguimoa no trilho até às Bouças.. foi ai que “a porca torceu o rabo”.. . eu mesmo e apesar de não ir rápido mas em carga!... acabei no chão com uma queda como há muito não acontecia… conforme cai… conforme me levantei e segui a pedalar… rápido demais para as dores que ainda hoje sinto, saldo: canela esquerda completamente esmurrada e com hematoma considerável…
Bouças… mais uma descida até ao rio… segue-se até Vilarinho de São Luís… Telhadela… e eis a última subida do dia a “Subida do Pinto”, e pá aquilo nunca mais acaba até à Espinheira é sempre a subir… para aí uns 5 kms a subir sem descanso, bom mas “é isso que o povo gosta”…
Eram perto das 17:00pm começava a ficar noite.. Alviães e depois Macinhata/Seixo… Foi de facto uma gradaaaa Volta …seguramente a repetir

K2BTT
‘sempre a pedalar por um trilho diferente’

1 comentário:

NANDO_BTT disse...

Viva turma

Estou a ver é que foi uma volta gastronómica... :)