terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Challenge a fuga dos soldados

Estamos em pleno Inverno!... e repare-se, caros amigos, que tem estado frio de ‘um camandro’… mas não é para falar de tempo e temperatura que ocupo estas linhas e vos retiro alguns minutos da vossa atenção… É sim para reclamar que: “… O BTT Vouzela organizou um percurso do Challenge-series e nós estivemos lá…”



Assim foi, no passado sábado (30 Janeiro) respondemos sim ao desafio e fomos percorrer os trilhos que nos levaram de Vouzela ao alto da Serra do Caramulo, serra de Farves e povoações circundantes… foram 105kms de BTT 2800m de acumulado ao mais alto nível. Como de outras vezes juntamo-nos a elementos dos Migos da Bina no total éramos 8 elementos: Célia Cristina, Daniel Pereira, Fernando Silva, Joaquim Pereira, Jorge Maltez, Paolo Giacosa, Paulo Tavares e Rui Serafim.



O início do percurso reservava-nos uma subida de 26kms até ao parque eólico da Serra do Caramulo… alguns dos pontos desta subida são de pendente superior a 20%... verdadeiramente duro mas a recompensa final é dizer “..eu consegui…”. Aos 20kms fizemos uma paragem na aldeia de Adsamo onde aproveitamos para comer algo e reagrupar… estava frio, e a presença de gelo confirmava-o



Estávamos animados as eólicas estavam próximas e sabíamos que a partir dali o percurso durante alguns kms iria ser no alto da serra, ou seja daria para recuperar do esforço inicial. Alcançado o 1º gerador eólico do parque éolico de Fornelo do Monte, antecedido porém de uma curta mas acentuada ‘picada’… a partir de então o ritmo acelerou. Estradões terra … passagem pela Capela de Silvares.. Pequeno Santuário incrustado no granito do CARAMULO. Que Bela paisagem que nos é oferecida !... o maciço da Serra da Estrela a Gralheira (serra da Freita e Arada) lá em baixo o planalto beirão das Terras de Lafões… em dias mais limpos é seguro que o Oceano é possível de ser visto daquele ponto.





Tempo de descida até à aldeia de Varzielas o caminho é de pedra solta .. necessário cuidados redobrados para evitar danos na ‘montada’.. passagem rápida só com tempo para reabastecer água... uns kms em troço de alcatrão para pouco depois se voltar a troço offroad… progredisse bem no terreno… nesta altura uma descida em estradão florestal até à aldeia de Rua, segue-se Viladra e Cabo de Vila (destaque para a torre medieval de Alcofra)…



Estavamos a meio do percurso… Mais subida … a Serra de Farves espera-nos… não foi nada fácil.. mesmo os mais bem preparados não hesitaram em fazer a forte subida com a montada à mão. Era de facto brutal.. no Cabeço de Farves a paisagem é agreste com grandes ‘menires’ de granito plantados aleatóriamente...



A descida… com forte componente técnica.. necessário escolher muito bem onde se coloca a roda, uma falha pode ter consequências gravosas. A presença de água e a cor esverdeada das pedras não inspira confiança não pode haver facilidades!… o trilho é rural e 100% BTT.. passagem por Loendros-Reserva Botânica do Cambarrinho… Nesta altura reinava entre nós um pensamento comum “..ainda bem que viemos…”



Chegados ao trilho paralelo à A25.. a partir daqui o trilho deixou de ter o mesmo encanto… atavessamos o rio Alfusqueiro em Porto Várzea e passa-se sob a estrada… passagem por Fiais… um pouco mais à frente paragem para reabastecer num pequeno café de esquina… a salamandra no centro da sala aquecia quem passava… para trás fica a Aldeia de Pereiras passagem pelo Aeródromo, Aldeia de Antelas… e esperava-nos mais uma subida, desta feita a Serra do Ladário, foram cerca de 5kms a subir até à casa do Guarda Florestal de onde se desceu até à Aldeia do Calvário, povoação onde se tomou o trilho que autrora servia de linha de caminho de ferro do Vale do Vouga… restavam cerca de 25kms até ao final…



As condições climatéricas dos últimos dias não favoreceram o trilho, fortemente enlameado, não ajudava a progressão de para ajudar e até Nespreira do Vouga o mesmo era tendencialmente a subir.. nada que não se fizesse aliás para alguns de nós esta parte já era bem conhecida de outros desafios…



Chegamos a Vouzela com 105kms do mais puro BTT… satisfeitos estavamos nós.. com 2800m de acumulado de subida… caso para dizer: “..chegamos bem madurinhos..”
Venham outros desafios…

K2BTT
'...sempre a pedalar por um trilho diferente..."

Sem comentários: