quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

BTT a Cabanes/Talho Confiança


Conta a história que no passado dia 04 Dezembro de 2010 juntaram-se 2 dezenas de BTTistas para visitar o talho Confiança na Junqueira/Cabanes (Vale de Cambra)…


Sim foi verdade!...

Antes umas semanas uma sms anunciava o evento… enviada para aqueles que gostam de BTT “chova ou faça sol”… 04 Dezembro 2010 junte-se quem quer pedalar e divertir-se com o objectivo de chegar à Junqueira/Cabanes e aí saborear uma grelhada de carne acompanhada do delicioso néctar de Baco… o local de tão prezado manjar seria o talho Confiança.

Oliveira de Azeméis - Ponto de encontro


Partimos de Oliveira de Azeméis ás 10:15am… o pelotão era formado por:

K2BTT: Jorge Maltez, Paolo Giacosa, Fernando Silva, Paulo Tavares, Joaquim Pereira, André Resende, Daniel Bastos
MIGOS da BINA: Célia Cristina, Rui Santos, Daniel Pereira
AZAGÃES/Sempre a Pedalar: Jorge Teixeira
MULA RAIDER’s: Nuno Oliveira; Bruno Mauro
PLAYBikers: Luis Oliveira, Hugo Martins
GALITOS/Madeivouga: Vasco Sousa; Carlitos (Peles), Jhoony Taco; Luis Carpinteiro

André Resende, Daniel Bastos e Daniel Pereira - Os Mais Novos

Bruno Mauro, Nuno Oliveira e Luis Carpinteiro

Atravessamos a cidade rumo a Vilar… primeira subida do dia… a mata do Covô… em direcção ao alto do Seixo… o intenso frio que se fazia sentir logo foi esquecido… e como a seguir a uma subida vem sempre uma descida… assim foi… descer até ao vale do Caima…

Toda a chuva que caiu nos dias anteriores deixaram as suas marcas… as descidas com profundos regos escavados e as zonas planas com charcos de água a fazer inveja ás melhores praias fluviais da zona… Em ritmo moderado seguimos serpenteando pelos caminhos do vale evitando que houvesse descolagens do grupo. O trilho nesta zona era inicialmente rápido depois tendencialmente a subir o Monte Cabril ás Baralhas (Vale de Cambra). Lá ao fundo o lugar de Cabril… a estrada alcatrão conduziu-nos lá, o ponto de partida para subir a Serra de Escalba até ao trilho (Nespreira/Janardo).


Célia Cristina  - A subir a mata do Côvo


Nuno Oliveira, Joaquim Pereira e Carlitos

Jorge Teixeira, Célis Cristina e Luis Carpinteiro
Rui Santos - Subida do Côvo
Jorge Maltez. Paulo Tavares e Paolo Giacosa
Vasco Sousa e Daniel Bastos
Subida 100% MTB, inicialmente com forte componente técnica!...… com 22 kms e 1h30m de andamento 1200m (d+)… embora com algumas descolagens o pessoal rolava animado subindo em direcção a Janardo. Reagrupamos seguimos a descer o trilho para Dornelas… rápido mas com algumas zonas de muita pedra onde só os mais hábeis passaram sem colocar o pé no chão.

Chegados à EN328 em direcção a Sever do Vouga…foram uns 3-4 kms a levar com o vento de frente… a seguir a Boialvo sai-se à esquerda em direcção à Srª da Piedade/Miradouro.. forte subida em alcatrão… acompanhadas de fugas em jeito de brincadeira!... hehehe… Subida final em estradão para o Arestal (830m)… À medida que subíamos sentia-mos cada vez mais a presença da neve... O largo do Arestal estava coberto de um manto branco… aproveitamos para tirar umas fotos e logo percorrer os 3 kms que nos faltavam até Cabanes.


Subida ao Arestal (830m)



Subida ao Arestal - Mula's à vista


Descida para Cabanes


Eis que chegamos ao Talho Confiança.. 42kms em 3h20m de pedalada descontraída e cerca de 1500m (d+). Rapidamente entramos e fizemos justiça ao que viéramos… almoçar... alguns põem as mesas… outros conversavam animados sobre o percurso do dia ou outra coisa que de igual modo nos fazia sorrir… outros ainda aqueciam-se  ao redor das brasas que serviam para grelhar a saborosa carne que foi o nosso repasto… o sal e molho picante não faltaram!... No final e bem quentinhos retomamos as montadas (leia-se binas) que entretanto tinham ficado encostadas envoltas no cenário de Inverno que a neve propiciava…


Ambiente Geral no Talho Confiança



AS Costeletas de Vitela à espera das brasas


Bruno e Rui Santos - no calor das brasas


Daniel Bastos, Rui Santos e Célia Cristina

 O percurso de regresso seria a descer… não a 100% mas excepção feita a 2-3 troços de subida de facto os 30Kms do percurso de regresso permite subir os níveis de adrenalina !...

Assim “Sem dó nem piedade” fizemo-nos ao caminho e a diversão foi ToTAL…. Reagrupamos em Nespreira de Cima… continuamos a descer até ao Caima atravessada a ponte aparece a subida da Mó até ao Pouso Alto (Macinhata Seixa)… a partir daqui e até ao destino final alguns de nós vão-se despedindo tomando o caminho para suas casas… Descida até Vilar por estrada.. estávamos às portas de Oliveira de Azeméis.. restava-nos a última subida…


Reagrupamento em Nespreira de Cima



Altimetria do percurso


Certo que todos nós apreciamos dia… de boa disposição e BTT á mistura… que perdurará na memória por algum tempo!...


Obrigado a Todos nós que nos demos a oportunidade de fazer com que isto acontecesse!..
Percurso: 72kms 1720m(d+)


K2BTT“…sempre a pedalar por um trilho diferente…”

4 comentários:

André Resende disse...

Tenho de agradecer o vosso convite!
Foi espectacular. Apesar de sofrer com o frio, acho que isso também torna a volta especial.. faz parte.
Venha a próxima..
Um abraço

ginasio energia disse...

Parabéns pela determinação, pessoal.De facto, pedalar com estas condições meteorológicas, não é para todos...Desta vez não pude participar, mas brevemente regresso ao activo e lá estarei...faça chuva faça sol, neve....hum..lama...

Carlos Vieira disse...

Fiquei com 'água na boca'.. Há que repetir a façanha em breve e, nessa altura, espero estar presente! :)
Ainda não tive o prazer (leia-se sacrificio) de andar de bike com neve. Estou ancioso por um dia poder experimentar essa sensação!

Abraço a todos

BruMau disse...

Joaquim e companhia, mais uma vez obrigado por um dia bem passado.

Abraço forte dos Mulas.