segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Triumviratum

Triumviratum, foi este o desafio que nos propusemos a ultrapassar, unir 3 cidades: Leiria, Torres Novas, Tomar e de novo Leiria..num percuso em Forma de T com 144 Kms de puro BTT foi algo que logo nos chamou à atenção desde a primeira vez que ouvimos falar deste desafio.
Tomamos conhecimento deste percurso através do amigo Fernando Silva, amigo do Paulo Mourão um dos mentores deste percurso..
Foi fácil arranjar nº de participantes necessários, rápidamente eram 5 ..passando para 6..7.. ..mais haveria não fora a data escolhida por nós …25 de Outubro 2008 (pena do Fernando Silva não poder ter alinhado)..Fomos então 7 BTTistas que alinhamos à partida:
André Resende
Célia Pereira
Daniel Bastos
Joaquim Bento
Joaquim Pereira
Jorge Maltez
Paolo Giacosa
Constituimos 2 Equipas: BFOUR K2BTT e MIGOS da BINA… tinhamos como OBJECTIVO: começarmos juntos, completarmos o percurso e terminarmos juntos..e assim foi do primeiro ao último minuto.

Na semana anterior alguns tinham tratado dos pormenores logísticos para que nada falta-se.. Assim no dia 25 de Outubro pelas 5:45am estávamos a sair de Oliveira de Azeméis em direcção a Leiria.. 2 carros,7 pessoas, 7 bicicletas, 7 GPS e o resto da ‘tralha’: barras e gel’s energéticos, camarâs de ar, bombas, pilhas supelentes, desviadores Tr e Fr, luzes, óleo… Chegamos a Leiria ás 7:15am, ás 7:45am partindo da Praça da Fonte Luminosa iniciamos o nosso trajecto.





ETAPA 1 Leiria-S.MamedeEstava frio de ‘criar bicho’, iniciamos com um ritmo lento, rumamos em direcção Este passando por um parque da cidade com o Rio Liz ali ao lado… para ajudar à festa..passamos a ritmo moderado OBJECTIVO: aquecer. Escolhemos entre nós 2 para navegar/seguir o trilho pelo GPS..os restantes teriam de estar atento e fazendo cerca de 20kms em menos de 1 hora.

ETAPA 2 S.Mamede-Torres Novas
Até ai nada a assinalar, nada de avarias ou furos, o pessoal está bem disposto e com força.. 1ºs problemas:na zona entre Pederneira e Boleiros.. andamos um pouco às aranhas.. por haver alguma vegetação o sinal GPS era fraco e perdemos o trilho… Nada que nos fizesse desanimar… Pouco depois a primeira avaria: o meu pequeno alforge por baixo do selim tinha-se desintegrado, fizemos uma paragem e com umas cintas reparou-se o estrago. A partir daí e até Torres Novas tivemos uma rápida progressão no terreno... passamos na Aldeia do Bairro e na Pedreira da Galinha a dar forte nos crank’s..como é local ´jurássico’ tivemos receio de ser perseguidos por um Dinaussauro… aliás no cimo da colina é bem visível este animal extinto. Paramos para abastecer água na Aldeia de Ribeira Ruiva seguiu-se a Lapas, São Pedro e logo de seguida
chegamos a Torres Novas.
ETAPA 3 Torres Novas-Tomar
Entramos em Torres Novas e subimos ao castelo… um pouco de confusão..havia obras junto ao castelo e não foi possível seguir exactamente o trilho.. certo é que tinhamos que passar ás piscinas .,.assim o fizemos..á saída de Torres Novas e durante algum tempo o trilho é duroa pedra é uma presença sobre o trilho.. estávamos com cerca de 55 kms e com 3 horas de andamento...

A próxima meta era chegar aos Moinhos da Rexaldia (km 77) antes ainda nos esperava uma bela duma subida… também se fez.. chegados ao topo tinhamos 3 kms de estradão até alcançarmos os moinhos..foi neste local mais concretamente no BAR dos Moinhos que tinhamos marcado o almoço: Bife de Vitela na Pedra com esparguete cozido, água, coca-cola, fruta e café… (FOTO: Trium 025…038) foi excelente..45min para recuperar energias… reeiniciamos ás 13h:25m (5h 40min no Total com 1h15min de paragens: 75kms em 4h 10m=17kms/h) Excelente.. Estavamos a 17 kms de Tomar..demoramos 1 hora para o fazer… Chegamos a Tomar ás 14h:35m (FOTO: Trium 039…045)..Problemas: o André tinha o pneu de trás estragado..ou pelo menos parecia.. em plena praça do município desmontou-se e colocou-se uma câmara.. aguentou-se até ao fim… foram 10-15min depois andamos um pouco perdidos pelas ruas de Tomar até encontrar a direcção correcta..
ETAPA 4 Tomar-Santa Catarina
RUMo ao alto para o Convento de Cristo… durante a subida um pequeno problema..o meu pneu traseiro perdeu ar instantâneamente..como resultado parou-se para encher… Mau, as coisas não estão a correr bem rumo ao Aqueduto de Pegões.
Decidiu-se ir por baixo..sinceramente pessoalmente para mim é mais bonito vê-lo e tirar fotos do lado de baixo doque do lado de cima… LINDO… segue-se um pouco de estrada.. a Célia fica ligeiramente para trás.. mas inteligentemente o Grupo de 7 não deixa que se alonguem as separações rápidamente se reagrupa e a entreajuda prevalece… Patente essa atitude logo de seguida.. mais uma avaria desta vez o Daniel com o cabo do desviador traseiro partido..Arranjou-se.. segue-se caminho..pedalada forte.. até à estação de Comboio Fátima Norte (Vale dos Ovos).. Novo furo + avaria.. desta vez o Maltez… reparação..e siga que se faz tarde…temos 8h4min no total e cerca de 100kms feitos..temos presente que Santa Catarina será atingida ao Km 125..restando para a etapa 5 os 19kms finais..iria-mos ter uma surpresa desagradável.. de facto e após mais um furo e reparação da bike do Maltêz chegamos a Stª Catarina com 136 kms (por isso + 11) pior que isso tinhamos menos de 40min para completar o percurso menos de 12h.. Mais uma vez a atitude prevaleceu.. deveríamos acabar o desafio todos juntos.. E assim foi.
ETAPA 5 Santa Catarina-Leiria
Ai estava ela, a derradeira etapa... Dificilmente chegaríamos no timming desejado.. estávamos no final da tarde (18:30).. O desgate do dia pesava… a noite aproximava-se, cada vez mais rápido, mas nada de desistências continuamos a pedalar em conjunto...LUZES acesas.. não era para desistir.. Tinhamos os derradeiros kms para fazer… a determinada altura reparamos que estavamos a pedalar no trajecto da Maratona do Centro (ARDOG).. estavamos na zona da portagem A1...Ena pá!... “ainda falta tanto para chegarmos a Leiria”... nada disso.. Chegamos À Fonte Luminosa cerca das 20:00pm.. tínhamos de facto vencido o desafio em 12h e 15m.. (com 2h 20min de paragens... começamos 7 e terminamos 7.. Ficamos a conhecer o trajecto... Seguros que o iremos repetir..seguros que podemos fazê-lo em substancialmente menos tempo.. A PRIMAVERA chegará e estes amigos voltarão lá...



Sugestão: Se Gostam De BTT e dos GRANDES ESPAÇOS.. não hesitem o desafio é grande mas o prazer de o viver e terminar é seguramente maior..
Um Grande Abraço de Todos Nós...


BFOUR K2BTT e MIGOS da BINA
“Sempre a pedalar por um trilho diferente”

2 comentários:

NANDO_BTT disse...

É isso aí... Sempre a fundo... e na proxima lá estarei... Parabens a todos...

Fernando Silva

K2BTT disse...

TRIUMPEDALADAS.. foi Impec.. sem sobressaltos foi fácil levar estes 7 Magníficos até ao final como se de 1 só se trata-se .... o Espírito foi de começar e acabar em TODOS JUNTOS... MIGOS e K2BTT cumpriram...Certo que vamos repetir.. desta vez com a participação do destemido El Fernandico.. Gr Abrç

Joaquim Pereira