domingo, 25 de outubro de 2009

GEO-RAID #3-Aldeias de Xisto



17 e 18 de Outubro!... Mais uma Prova!..Um Desafio!..Uma Aventura!.. O Geo-Raid regressou à Lousã!..Território mítico para quem pratica BTT há longos anos; às suas encostas e cumeadas, para uma dose dupla de resistência em BTT




Dia1, sábado 17 Out, partimos à descoberta do maciço sul da Serra, percorrendo cerca de 100km de caminhos e trilhos que nos levaram a conhecer algumas das mais emblemáticas Aldeias de Xisto. A hora oficial de partida foi ás 9:00am na Lousã… os primeiros 12kms foram de penosa subida... antes de Gondramaz tivemos direito a descançar um pouco, sim uma rápida e longa descida que culminou na passagem da 1ª Aldeia do Xisto programada para o dia1…


Foi ‘Sol de pouca dura’ logo de seguida e até ao parque Eólico de Vila Nova ao km25 a palavra de ordem foi ´subir..subir..subir’ sem dar descanço aos cranks... lá chegados adivinhava-se as descidas, as quais teriam de ser feitas com alguma atenção... sem arriscar nem o corpo nem a bike, ainda havia muitos kms pela frente... até à praia Fluvial da Louçaínha, ao km30, deu para recuperar o fôlego. Esperava-nos agora uns 12kms de quebra pernas com descidas e subidas a sucederem-se até ao km42. Ficam para trás as aldeias Malhada Velha, Traquinai, Malhadizes, passagem pelo Alto de S.João (853m). Passagem nas Aldeias de Xisto Ferraria de S.João, Cercal, Salgueiro da Lomba seguida da perigosa descida para passagem por baixo da IC8.

Segue-se mais uma Aldeia de Xisto... desta vez a aldeia de Casal de S.Simão na qual por um trilho escondido descemos até ás Fragas de S.Simão. Trata-se de um desfiladeiro rasgado no Xisto com piscinas naturais (praia fluvial)... o local ideal para reabastecer de água. Estávamos sensilvelmente a meio do percurso do dia1, uma vez neste vale tudo faria esperar uma penosa subida ou sequência de subidas... meu dito meu feito… e não houve dúvidas nem contemplações o perfil de altimetria indicava que até ao km78 não haveria descanso.





A Equipa K2BTT mantinha-se unida… poderia um de nós estar mais forte.. mas isso teria de ser aproveitado para animar aquele que estivesse mais debilitado! Pedalada atrás de pedalada foi-se ultrapassando os obstáculos.. e assim foi até ao Geodésico do Cabril (980m) estávamos ao km78. O estradão rasgava a serra por entre geradores eólicos… lá no cimo via-se ao longo de todo o estradão várias equipas... nesta altura passamos algumas equipas sendo também passados por uma ou outra... Em plena subida surge um corte à esquerda… o trilho deixava a tendência de subida mas passava a duro e algo técnico onde havia alguma dificuldade em progredir. Faltavam cerca de 8kms para a descida final, estivemos bem e conseguimos ganhar mais 3 posições uma das quais foi perdida durante a descida final para a Lousã... Terminando o dia1 na 22º posição.



Dia2, domingo 18 Out, após uma noite de recuperação, o trilho do dia 2 iria-nos levar para a zona Norte da Serra da Lousã. Passagens obrigatórias pelas Aldeias de Xisto, Aigra Velha, Aigra Nova, Camareira… a equipa BFOUR/K2BTT iniciou a sua participação ás 8h:28m atentos aos pontos críticos comentados no briefing do dia anterior, partimos em bom ritmo. O GPS conduzia-nos da Lousã (150m) para o alto do Trevim (1205m)… 20 kms de subida selectiva, apenas com uma trégua ao km12 e que bem soube!... muitas das equipas a acusar os kms do dia anterior, nós apesar disso subimos a bom ritmo.



No alto o vento soprava com intensidade mas força do público que ali assistia ao desempenho de todos os audazes atletas dáva-nos força para continuar!... Segue-se descida forte em alcatrão para logo de seguida entrar em trilho de terra algo perigoso… uma equipa com avaria vê-se obrigada a desistir… O Fernando desce forte, eu mais atrás vou mais contido. Tinhamos daqui a pouco a subida para o Sto. António das Neves, acabada a descida tinhamos pela frente um típico estradão que contornava paralelamente ás curvas de nível, as pernas ressentiam-se dos mais de 1200m de acumulado em pouco mais de 20kms… A subida ao alto do S. António das Neves é feita acompanhada pelas gigantes torres eólicas, a chegada ao alto é no final da pista do Aeródromo a 1193m de altura!... Estavamos no km32 o perfil de altimetria indicava que tinhamos pela frente 22 kms de descida.





Aigra Velha, Aldeia de Xisto, ao Km37 foi a nossa única paragem para reabastecer água… daqui para a frente foi sempre a rolar forte, passando por Aigra Nova, Camareira até ao Cabril local de extrema beleza onde a passagem é feita pelo rio com a bicicleta à mão… nesta altura juntaram-se bastantes equipas, o andamento tornou-se mais forte com as equipas mais fortes a quererem levar a melhor… nós conseguimos fugir a este extenso grupo. Ao km57 em Serpins, alcançamos mais um grupo seriamos umas 6 equipas… nenhuma delas queria ficar para trás e o andamento era de boa cadência… em Rogeis juntamente com a equipa GR Tábua/Prociclar conseguimos levar a melhor sobre as restantes..estavamos a 4 kms do final, entre os quais uma subida mais acentuada de 1 km… foram 4 competitivos kms onde o espírito de equipa esteve patente… com uma grande entreajuda… acabamos por chegar em 20º lugar com o mesmo tempo que a equipa GR Tábua/Prociclar (21º)… no final um forte abraço entre equipas com um sorriso rasgado… Esteve-se muito bem!...



Classificação de K2BTT
#3 Aldeias do Xisto-21ºLugar
No troféu GeoRaid 11ºLugar

Agradecimentos e felicitações:
A todo o staff da Ciclonatur que nos proporcionou 3 aventuras/GeoRaids inesquecíveis (#1-S.Pedro do Sul, #2-Ultraestrela, #3-Aldeias do Xisto) com especial destaque ao António Queiróz… bem haja…

A todos os participantes que aderiram a este conceito de prova… fomos muitos e apesar do cansaço o sorriso e a palavra amiga nunca nos abandonou... especial felicitação à dupla Cristovão Mesquita/João Garcia da equipa 100%Energia/Kaffa/Tangerina-3 que venceu o troféu Geo-Raid 2009

Especial agradecimento ao Agnelo Quelhas que nos retratou e do qual a maior parte das fotos aqui publicadas são de sua autoria

K2BTT
‘Sempre a pedalar por um trilho diferente’

3 comentários:

BruMau disse...

Que bela descrição do percurso, 5 estrelas revi-me nas tuas palavras. O mix de emoções é tal ao longo de um dia de prova que ajuda a torná-la ainda mais marcante para quem a vive. Parabéns pelo vosso andamento, dá gosto ver-vos andar, parabéns.

Quero só alertar o joaquim para o facto de o Geo já ter acabado e de não haver até há data qualquer Geo em alcatrão por terras de Arouca e Castelo de Paiva, "puxa que o homem é sempre a rasgar" :)

Joaquim Pereira disse...

Caro Bruno!..
Obrigado pelas tuas palavras!... O post pretende de uma forma geral descrever as emoções que a maior parte dos Georiders viveram durante o fim-de-semana!... salvo uma ou outra descrição mais particular

Relativo a "terras de Arouca e Castelo de Paiva"... é sempre um prazer carregar nos cranks com os MulaRaiders!... confesso que cheguei a casa madurinho das pernas!... foi de facto um treino puxado e todos nós estivemos em 'Grande nível'..como dizes "...sempre a rasgar!"..hehehe

NANDO_BTT disse...

Fim de semana fantástico... Para mais tarde recordar. è uma prova contagiante e o convivio do melhor.

Para o ano haverá mais. Lá estaremos.

F. Silva