terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vale do Caima - 1ª Volta de Inverno


Paolo Giacosa - K2BTT

Joaquim Pereira - K2BTT
Assim foi, no passado fim-de-semana, percorremos os trilhos ao redor do Vale do Caima!... naquilo que por nós foi apregoado como a primeira volta de Inverno!..


Paulo Tavares - K2BTT


Jorge Maltez - K2BTT
Bem sei que o Outono está a meio mas no passado sábado; o céu encoberto, os pingos de água que teimavam cair e o frio que se fazia sentir, levou-nos a ter especial cuidado com os abrigos corta-vento/chuva.

"O Caima ao nosso lado direito"
O nosso trajecto foi iniciado no alto de Macinhata da Seixa e por descida técnica levou-nos até ao vale do Caima... com o rio ao nosso lado direito rumamos em direcção a Ossela, tinhamos na margemesquerda do rio uma forte colina a subir que nos levaria ao estradão de montanha que une Nespreira de Cima a Janardo. Houve alguma dificuldade em encontrar o trilho mas à 3ª tentativa foi encontrado... Grande subida!...

Montada com 160mm
Chegados ao estradão... nem para a esquerda (Janardo) nem para a direita (nespreira) em frente foi o caminho... hehehe... agora sim a descida para por à prova as nossas máquinas 160mm de curso a bombar até à Junqueira... o trilho é excelente longo rápido e divertido.


Junqueira
A Junqueira é uma aldeia incrustada num fundo vale.. daqui o caminho só tem uma orientação...subir..subir.. por trilhos seguimos a direcção de Janardo... lá em cima já na estrada voltamos à direita e atingimos a zona dos lameiros de Dornelas... segui-se as quedas de água da Filveda..Bouças.. e nova forte descida até ao rio... sobe e desce até Telhadela... e agora?.. algumas dúvidas surgiram. A decisão foi rumar até Nespreira e tomar o estradão até ao cruzamento lá no alto... eram 18:00 a noite ameaçava.. via-se pouco e dessa forma a descida até Bustelo do Caima tornava-se perigosa.. a ajudar um furo... Esteve-se bem.. agora com o rio Caima do nosso lado esquerdo com as luzes bem acesas... da Mó até ao alto de Ferreiros... mais um pouco e atingimos o ponto de partida..o alto de Macinhata da Seixa.

"... não 'meije' ai senhor..."

Foram 50kms e 1650m de desnível acumulado.. os riders desta aventura foram:
Paulo Tavares, Jorge Maltez, Paolo Giacosa e Joaquim Pereira.

K2BTT
'Sempre a pedalar por um trilho diferente'

2 comentários:

NANDO_BTT disse...

Oh Maltez??? Assim debruçado na valeta?.. Cuidado com os animais da floresta. :)

Joaquim Pereira disse...

O Maltez está a mudar a àgua aos tremoços.. mas está todo debruçado..penso que estará com algum problema na cervical... isto pelo aspecto do 'rapaz'...borá lá põe isso tudo cá para fora