sábado, 17 de julho de 2010

#2 GEO-RAID - Serra da Estrela 2010


Regresso à Serra da Estrela, para mais uma prova da série #2 GEO-RAID Serra da Estrela 2010. Passaram 3 meses da #1 GEO-RAID São Pedro do Sul 2010 era com grande expectativa que aguardava-mos este novo desafio… todos nós (K2BTT JP - Joaquim e Paolo e K2BTT FM - Fernando e Maltez ) nos tínhamos vindo a preparar, de uma forma ou de outra, para estarmos em forma para percorrer os 196kms e os 6750m (d+) das duas etapas da Estrela.
O forte calor dos últimos dias fazia adivinhar a presença de mais um adversário forte a vencer.. de facto fomos presenteados com o Sol brilhante e de temperaturas a rondar os 35º mas sempre com a paisagem deslumbrante de perder de vista do Maciço Central.
Na Sexta-feira na base do evento montada a 1500m de altura nas Penhas Douradas tudo parecia estar a postos para receber os atletas que começam a chegar ao final do dia. São muitos que vêm de todos os pontos do país…rumo á montanha mais alta do território continental. Alguns viajaram todo o Atlântico para poderem estar á partida desta prova.


Rescaldo dia1 K2BTT JP – para nós a etapa começou ás 8:30m juntamente com o grosso das mais 130equipas que participaram neste evento! Os primeiros 4kms foram em força a subir em estrada para conseguir um bom posicionamento na entrada do trilho em Terra/Pedra. Muito técnica a parte inicial do trilho, obrigando em alguns locais a desmontar e carregar a bicicleta…Passada esta parte entramos em terreno mais rápido!.. o Paolo estava visivelmente mais forte que eu… de repente corte à esquerda e segue-se uma descida técnica … muita atenção a colocar a roda… puro BTT. Primeiro ponto de água é ignorado… 1º Grande subida do dia! Longa e com zonas de forte pendente, embora com zonas de sombra estes longos kms são percorridos maioritariamente ao SOL… O Paolo vai passando duplas atrás de duplas eu em esforço vou acompanhando… no final da subida recuperar era preciso… Paragem no 2º ponto de água (junto à escola promária)… até ao Controlo de Passagem na “encruzilhada do trilho” tive muitas dificuldades em progredir… até Linhares foi tremendamente difícil!... muitas equipas nos passavam!... Em Linhares tal como tantas outras equipas paramos (2º paragem)… Coca-Cola (e que bem soube!....) saída de Linhares a descer… Preparar para a 2ª forte subida do dia… novamente até á encruzilhada do trilho… nesta altura muitas equipas acusaram o cansaço… embora fossemos ultrapassados acabávamos por recuperar a posição… passagem por um tanque de água sem parar… 10kms mais á frente e haveria um abastecimento de água. Foi exactamente no abastecimento de água na Zona da Portela do Folgosinho que as coisas começaram a mudar… na subida à ‘Santinha’ sentia-me bem… começamos a nossa recuperação… enquanto algumas equipas paravam ou seguiam com as montadas pela mão nós avançávamos decididos… passando equipa atrás de equipa
A partir daí a progressão da nossa dupla foi nitidamente mais rápida que os restantes… sempre a recuperar posições… Lá do Alto até Manteigas seguimos com a Equipa GR-Grande Rotas (Renato/Girão)… a forte descida em calçada foi um grande momento… Rápidos qb para não descolar das restantes equipas… Derradeiro abastecimento de água em Manteigas…não mais paramos… Estes derradeiros 20Km para subir o vale do Zêzere e chegar à meta foram de facto para todos os atletas uma prova de fogo, nessa altura eu sentia-me bem, o Paolo acusava mais cansaço… visivelmente mais fraco que no início queixou-se que o Sol não o estava a ajudar… com inteligência fomos percorrendo os Kms em bom andamento!... primeiro calçada, depois terra batida e finalmente alcatrão… a vista alcançava o traçado que era uma linha com forte pendente de subida!... a sucessiva passagem por outras equipas ia-nos animando… desde o início da recuperação até ao final da etapa passamos cerca de 25 equipas!... curva ´cotovelo’ a 320º mais 3kms e chegaríamos ao cruzamento para a descida para as Penhas da Saúde… antes ainda passagem pela Fonte… local marcante onde em 2009 o Carlos/Team AfroRace… ‘partiu’ o motor…Os 4kms finais a descer foram feitos no limite… À chegada o sorriso dos meus filhotes e da Anabela… bem hajam… Esperava-nos um o apetecível repasto à moda da Ciclonatur, embora qq um de nós os dois não tivesse com forças para levar á boca quer que fosse!... À nossa espera estavam o Fernando e o Maltez (K2BTT FM) chegados antes 18mins e com uma aspecto fresco e decente…
A 25ºposição etapa do dia 1 não nos tirava o 4º melhor tempo entre do último Controlo de Passagem em Manteigas e a chegada nas Penhas da Saúde... Algo fazia adivinhar um melhor desempenho para a etapa do dia2



DIA2
Domingo, 11 Julho, dia2, esta etapa apresentava-se mais suave, no entanto o desgaste provocado pela duríssima etapa do dia1 levaria a que muitas equipas não se conseguissem acabar e dessa forma atingir a classificação. À partida notava-se um número bastante inferior de atletas face ao dia anterior, no entanto todos nós fomos presenteados por poder pedalar mais uma etapa perante as belíssimas paisagens do maciço montanhoso central. Com algumas subidas duras o troço mais selectivo desta etapa estava reservado para os 20kms finais… a subida do Poço do Inferno até à Nave de Santo António/Piornos com 950m (d+).

A Dupla vencedora do dia anterior, Team Gold Nutrition, acumulava mais desgaste devido aos cerca de 140kms percorridos e mais de 5000m (d+) no entanto acabaria por vir a vencer esta etapa do dia2 deixando em 2º Lugar o Team Rocky Mountain Portugal da dupla João Marinho/José Silva. Com esta vitória Vitor Gamito/José Silva foram os vencedores do #2 GEO-RAID Serra da Estrela 2010.

1º Vitor Gamito/José Silva (Team Gold Nutrition); 2º Marco Almeida/Hugo Ferro (Team GNP/CARBOOM); 3º Luis Pinto/Joaquim Bica (X-Performance); 4º Fernando Borlido/Rui Anjos (Team FORCE 01) 5º João Marinho/José Silva (Rocky Mountain Pt); …. 15º Joaquim Pereira/Paolo Giacosa (K2BTT JP); … 24º Fernando Silva/Jorge Maltez (K2BTT FM)

Foi um fim de semana muitíssimo exigente para as cerca de 130 equipas inscritas, das quais apenas 65 conseguiram completar dentro do tempo, o conjunto das duas etapas.


Rescaldo dia2 K2BTT JP – O excelente desempenho nos últimos 30kms do dia1 e a vontade de fazer um bom resultado nesta etapa do dia2 deixavam-nos moralizados para os 84kms e mais de 3000m(d+). A partida foi rápida, descida em alcatrão (5/6kms)… saída à direita e entrada no trilho, o início (Pedra da Mesa) técnico e perigoso para de seguida passarmos a uma zona rolante a circundar a montanha… pedalávamos rápido com o Paolo a comandar o andamento… passando duplas atrás de duplas, ao km15 (Aldeia do Carvalho) inicia-se a 1º subida do dia inicialmente em alcatrão e depois em trilho de terra… foi precisamente nessa altura que passamos os nossos amigos Fernando Silva/Jorge Maltez (K2BTT FM), os 18min de vantagem que eles detinham sobre nós da etapa do dia1 “estavam em risco”! O Paolo não abrandava o andamento… ‘Bravo o Transalpino’ eu seguia a passada… no topo da subida (Caramouço Cimeiro) viragem à esquerda para a descida longa motivo de sobreaviso no ‘briefing’ da etapa… descemos com calma… 2 equipas nos passaram, ‘Sol de pouca dura’, abastecimento e furos (lembro que GEO-RAID Estrela 2009, foi nesta descida que eu furei vendo todas as equipas passarem enquanto procedia à reparação – desolador) ditaram a recuperação das 2 posições.
Tinha-mos pela frente vários kms a subir desde o Vale da Amoreira ao km34 até São Lourenço no km53… Mantivemos um andamento moderado até ao km45, onde paramos a 1º vez para abastecer água… aceleramos ligeiramente a passada e passamos mais 1-2 equipas… A determinada altura somos alcançados pelas equipas Ginásio Energia e Mini Mercado Almeida… estes últimos acabam por ficar para trás motivo de furo… nós avançamos descendo até São Gabriel ao km60 (esta descida foi a 1º subida do dia1)… a partir deste ponto restavam os 20+4 kms finais de subida ao Poço Inferno/Malhada Alta/Piornos… e é deste perfil que a nós gostamos… subir, subir, subir… mais uma vez estivemos muito bem com um andamento muito certo fomos mais uma vez ultrapassando equipas atrás de equipas… na Malhada Alta via-mos 3-4 equipas ao fundo não acreditando que as conseguiríamos alcançar.. acabaríamos por ultrapassá-las mesmo na entrada para os últimos 2 kms de subida em alcatrão até Piornos… Chegamos à meta em 15º com um bom registo… Acabamos mesmo por subir 10 posições na Geral passando de 25º para 15º.
Foram 196 kms com 6750 (d+) a pedalar em bicicleta de montanha, conseguimos terminar numa boa posição, acresce o companheirismo o espírito competitivo, vencer o desafio…por tudo isto estamos de facto MUITOS SATISFEITOS.



K2BTT‘Sempre a pedalar por um trilho diferente’

3 comentários:

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Olá :)
O Blogue dos Manteigas passou por aqui ;)

VOTEM no Vale Glaciar do Zêzere, finalista das 7 Maravilhas Naturais de Portugal
http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/votacao

Um abraço,
http://bloteigas.blogspot.com/

BruMau disse...

Ora cá estou eu, para vos dar os parabéns. Obrigado pelo vosso relato, pois essa partilha ajuda a quem gosta destas "andanças" a imaginar o desafio que vocês, tão bem superaram.

Abração.

Joaquim Pereira disse...

Obrigado Bruno..pela tua leitura e pelas tuas palavras.
Estes textos servem essencialmente para dar uma ideia a quem gosta do BTT de toda a envolvente associada aos percursos... nomeadamente os rescaldos beleza/paisagem/dificuldade/percurso/relevo... no final ficam as memórias para mais tarde recordar.
Forte Abraço
JoaquimP