sexta-feira, 4 de junho de 2010

Marco 4 Concelhos em BTT

Foi no passado sábado 15 Maio… que a turma se juntou para pedalar até ao marco dos 4 Concelhos!... Um grupo considerável de malta, entre K2BTT e MIGOS da Bina :
K2.BTT: Fernando Silva, Joaquim Pereira, Jorge Maltez, Paolo Giacosa, Paulo Tavares
MIGOS: Célia Pereira, Daniel Pereira, Rui Santos
_________________________________________________________
MARCo dos 4 CONCELHOS:
Marco geodésico que assinala o limite territorial de 4 concelhos vizinhos que se "encontram" nesse ponto.
Sendo o Concelho de Arouca, mais propriamente a freguesia de S.Miguel do Mato, o Concelho de Castelo de Paiva, o Concelho de Santa Maria da Feira, pertencentes ao distrito de Aveiro e o Concelho de Gondomar, este já pertencente ao distrito do Porto.

Ponto de referência geográfica situado num local com altitude significativa de onde se alcanção vistas magnificas, entre as quais a vastidão do conjunto de Serras que formam o maciço Freita/Montemuro, e também o Rio Douro junto aos concelhos de Gondomar e V.Nova de Gaia
_________________________________________________________

O nosso percurso teve início em Santa Maria da Feira… seguimos em direcção aos trilhos do Gasoduto/Sanfins…sempre a subir!... Finalmente na EN1.. Rumamos para Pigeiros… Pequena avaria do nosso companheiro Maltez!... que não foi mais que um partir da corrente, com as consequências de queda de quem vai em carga a subir… ‘aldra’ que deve ter doído….
Mas adiante seguiu-se a bom ritmo por caminhos e singles tracks… a Subida ao Monte Calvo em Milheiróz de Poiares é sempre uma aventura.. fizemo-lo como noutras ocasiões pela vertente Poente ..exactamente onde andam as máquinas a rasgar a terra para futuramente passar a A32… Tomamos um novo estradão de terra mas o acesso ao cume do monte é feito inevitavelmente pelo meio das giestas e vasta vegetação… entre arrufos e apitadelas lá fomos picada acima com as Binas à mão. Já lá em cima enquanto esperamos uns pelos outros tempo para “umas bocas”, fotos e brincadeira… Todos reunidos seguimos pelo single track na crista do monte.. a descida é feita pelo lado nascente por uma sequência e Switchbacks.. em piso muito degradado pelas chuvas de Maio!...hehehehe. No problem a ‘Caravana não pára’.


Lá em baixo segue-se em rápido num misto de alcatrão e piso de terra… sabíamos que nos aguardava uma forte descida até ao rio .. seguido da valente subida até ao Marco dos 4 concelhos… com uns vídeos à mistura..hehehe… foi uma pena não termos registado a queda aparatosa do nosso amigo RUI… digna de um postal.. o artista da BINA.. simplesmente deu um ‘tralho’ dos mais apetecidos de sempre.. Queda de uma altura de 3 metros (+/-) directo ao rio…. Ele bem tentou agarrar-se aquilo que podia.. mas sem chance.. PUMBA…. Sem consequências… foi uma risota pegada!...

Bom agora há que subir… subir… subir… subir… a palavra de ordem é SUBIR… pela primeira vez fiz esta subida sem colocar o pé no chão… dei o meu melhor com o Daniel a acompanhar… ia-mos a par com visível esforço para mim… o rapaz está em forma!... Na parte final da subida… foi notório que este está melhor que qualquer um de nós…” o Daniel está como o aço”….hehehehehe
Lá em cima.. local perfeito para observar toda a paisagem… ESPECTACULAR… depois seguiu-se uma longa série de descidas até ao Rio Uílma… Muito bom…



Os últimos 20kms foram feitos em estrada… Canedo, Corga Lobão, Caldas de São Jorge, Santa Maria da Feira.. a volta saldou-se por 60kms onde houve de tudo um Pouco:
- BTT rápido
- BTT técnico
- Subidas fisicamente fortes
- Descidas com adrenalina a 100%
- quedas aparatosas
- Estrada… treino de perna

Mais Não digo…BEM HAJA a todos
K2BTT"Sempre a pedalar por um trilho diferente"

3 comentários:

BruMau disse...

Depois de chegados ao Marco dos 4 Concelhos experimentem rumar para os lados de Chão d'Ave. A volta também é gira e bem dura.

R.C. disse...

Boas. Eu e uns amigos andamos tb na zona de Gaia. Já fizemos a volta aos mecos, que começa nas caves de gaia. Voçês têm o track dessa volta ao marco dos 4 concelhos que possam disponibilizar para gps. Desde já obrigado. Podem enviar para Rcarvalho30@gmail.com

Unknown disse...

E MUITO FIXE IR AO MARCO DOS 4 CONSELHOS EM BTT