segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Passeios de Verão 2009 no Parque Natural de Montesinho

Mais uma vez este ano.. passei uns dias de neste amplo espaço que dá pelo nome de Parque Natural de Montesinho!... Local especial para passar Férias com a família... local por mim eleito como um dos melhores espaços para a práctica do BTT.

Este ano alternei entre Grandes Percursos de 80..90kms com Percursos mais pequenos 20..30kms..estes últimos na companhia da Anabela!.... Sim palavra especial para a Anabela que regressou aos cranks. Assumida como praticante de BTT mas de uma forma mais relaxada.. . com o objectivo de tirar partido do 'grande espaço'...seja no acto de pedalar, parando para observar o espaço que circunda, descansar à sombra de uma árvore... Percursos feitos com a Anabela estão resumidos em PNM - Ao redor de Lagarelhos

Anabela e Eu no charco do Pq Biológico Vinhais
Os Grandes Percursos foram feitos com o Pedro Cívil, meu amigo de Bragança..que tal como eu tem boa capacidade de 'sofrimento' .. . Pedalamos pela Zona Oriental do PNM, no percurso denominado por PNM - Serra de Montesinho e pela Zona Ocidental do mesmo denominado o percuro por PNM - Serra da Coroa..

Eu no meu melhor - Rio Verde

PNM -Em redor de Lagarelhos

Saimos de Lagarelhos em direcção ao Barracão...Meiral...Rib de Rio De Fornos...Ciradelha...Parque Biológico de Vinhais... Represa de água...Planalto Paçó-Travanca...Travanca...regresso a descer até Lagarelhso

PNM - Serra de Montesinho

Esta foi uma etapa longa!... iniciada ás 7:30am em Bragança juntamente com o Pedro Civil!... este conduziu-nos ao longo de um excelente percurso que culminou na Serra de Montesinho!...No final o Saldo foram 93Kms e 2450m de acumulado de subida..simplesmente EXCELENTE

Pedro Civil no alto da serra de Montesinho

PNM - Serra da Coroa
Este foi outro grande percurso percorrido no Parque Natural de Montesinho, desta feita na zona Ocidental área do parque que pertence ao Concelho de Vinhais... Esta zona é para mim muito bem conhecida! mais uma vez o início deu-se às 7:30am.

Fonte em Vinhais

Encontrei-me com o Pedro em Vinhais.. primeiro desafio é a grande a longa subida até ao parque Biológico de Vinhais, 3 kms a subir. Segui-se até á represa e percorreu-se aquilo que eu chamo o planalto Paçó-Travanca... passagem ao largo de Travanca e subida ao alto da Coroa pelo lado Norte, desse lado é possível observar numa primeira fase o vale com as Aldeias de Santa Cruz, Dine e Fresulfe... Prossegue-se o caminho e logo a seguir avista-se as aldeias de Moimenta e montouto ao longes as serras espanholas encimadas por dezenas de geradores eólicas.. è muito bonito

Chegados ao topo dos 1275m da serra da Coroa... é agora tempo de descer à Quadra seguido de Tuizelo, descida rápida em estradão a convidar à velocidade. Paragem breve para o 'mata-bicho'..continua-se a descer até Vilar de Ossos, sobe-se ligeiramente a Zido depois Lagarelhos...nova descida até Rio de Fornos e depois até Vinhais. Todo este percurso de Tuizelo a Vinhais tem a particularidade de ser rápido e em local sombrio..muito agradávél.

Lá no alto da Coroa
Uma vez em Vinhais.. segue-se aquilo que se pode dizer a 3º parte do percurso..hehehehe...Bairro do Carvalhal e Upa Upa até Moaz...valente subida... foi depois de Moaz que houve alguma dificuldade para encontrar o caminho correcto para a Quinta da Ribeirinha...mas já se sabe, acaba-se por encontrar.
Moaz
Contorna-se o vale durante uns 3-4kms descendo mesmo até ao fundo... com o calor a apertar tinhamos pela frente uma potende subida com 485m de desnível que como não poderia deixar de ser foi vencida..até Vale de Janeiro... Estava quase feita a volta..Levei o Pedro até Curopos.. este seguiu para Vinhais eu da minha parte tinha que encontrar o caminho para a Quinta das Cavages onde me iria juntar á minha família para esplendoroso piquenique. No final o perurso saldou-se em 80kms e 2100m de desnível acumulado..tá-se a ver!...hehehehe

O rio nas 'Cavages'

K2BTT
'sempre a pedalar por um trilho diferente'