domingo, 20 de setembro de 2009

Conquista de Roma por K2BTT

Desafio proposto pelo Bttralhos para o Challange Series… O percurso ‘À Conquista de Roma’ foi percorrido por nós, K2BTT,no dia 19 Setembro 2009. Os artistas do pedal que responderam sim ao Desafio foram:
André Resende
Fernando Silva
Joaquim Pereira
Jorge Maltez
Paolo Giacosa

Mapa Google

Perfil de Altimetria
Esperavam-nos 125kms 2300m acumulado de puro BTT… Escolhemos iniciar o percurso em Conímbriga, visto ser o ponto do traçado mais a Norte e por isso mais perto de nós!... Percorremos no sentido dos ponteiros de relógio, sentido oposto ao proposto pelo BTTralhos.

Conímbriga

Os preparativos para o arranque

Às 8:10am chegamos a Conímbriga, ao parque de estacionamento do recinto museológico!... rápidamente preparamos as ´montadas’..ás 8:30am estávamos no terreno, falsa partida.. alguma dificuldade para nos posicionarmos no trilho e ao fim de 4 kms de tentavivas e um furo decidimos voltar ao ponto de partida… reparação feita e Reset aos contadores.. a partida oficial foi ás 9:00am… apanhado o trilho ‘Bora lá que se faz tarde’..hehehehe..

Rio de Mouros

Kms iniciais difíceis... motivo da chuva do dia anterior e do terreno argiloso os nossos pneus rápidamente se transformaram em 26x2,50… a colarem ao chão.. toca a carregar nos cranks… o barro foi-se e os pneus voltaram à sua forma original e lá seguimos em direcção a Rabaçal…

Rabaçal

À Conquista de Roma
Caminho para Santiago e Fátima

Fernando Silva
Paolo Giacosa
A manhã propocionava um bom andamento.. a progressão no terreno seguia a bom ritmo, o Paolo liderava as 'tropas'!... pelo meio alguns de nós tinham como missão que o grupo se mantivesse unido e quando alguém ficava um pouco para trás alguém o ‘puxava’… fomos cumprindo bem a nossa missão… vão-se somando kms, Alvorge, Junqueira…

Joaquim Pereira
Jorge Maltez

André Resende

Alvorge

Estavamos a seguir o ‘Caminho de Santiago’ português, era visível as setas no terreno (azul-direcção Fátima, amarelo-direcção Santiago), foi nesta altura que tivemos alguns problemas, o Paolo com um furo no pneu traseiro e eu (Joaquim) com problemas no desviador traseiro… que só mais tarde viria a resolver..tendo andado várias dezenas de kms em dificuldades…

Paolo nas reparações

Moinhos próximo da Serra Alve

BTT Prós e contras

Passamos pelo centro de Ansião em direcção á Serra de Alve…. Uns kms depois da Serra de Alve alcançamos o ponto mais a Sul do percurso!.. para nós marcava o meio do pecurso… e foi nesta altura que nos desencontramos.. O André, o Paolo e eu seguiamos ligeiramente à frente (200m) erramos uma viragem á direita e fomos em frente..paramos logo de seguida para reagrupar sem saber que estavamos fora do ´track’, o Fernando e o Maltez seguiram correctamente o track sem que nos tivessem visto… minutos se passaram e nada! fomos atrás! e nada… foi aí que descobrimos que tinhamos errado.. e seguramente o nossos companheiros estariam já á frente… seguiram-se 10kms de andamento muito forte, com a André a mostrar a sua raça..por sua vez eu e o Paolo não nos deixamos arrear!… sem descolar nem abrandar…hehehe… mas alcançados os nossos companheiros o ritmo regressou a uma passada mais calma!..

Trilhos 'À Conquista de Roma'

Vermoil

As povoações seguiram-se: Vale das Quebrades, Arneiro, Lagoa de Santa da Catarina, Viuveiro do Lobos, Portinhas, Casal do Gaio, Vermoil…. Esta última a freguesia sede dos BTTralhos, responsáveis pelo traçado e desafio. Seriam umas 14:30… mais um furo, durante a reparação tivemos o prazer de trocar impressões sobre 2 elementos deste grupo de BTTistas...

K2BTT e BTTralhos

Segue-se Pombal…e paragem para comer qq coisa!... IMPEC… que bem soube!… faltavam 35kms para o final.. a Serra de Sicó estava à espreita… Com algum custo retomou-se a pedalada, estava um vento frio e o sol estava escondido.

Bem haja a comidinha

Pois é: agora não quero sair daqui..hehehe

A direcção para Sicó era pelo ‘Riacho do Vale’ até à aldeia de Vale… "malfadado" carreiro, pedra atrás de pedra… 4 kms de caminho duro e técnico que não deu descanso nem ás binas nem a nós… Na Aldeia de Vale estavamos nós com 100kms fomos premiados com uma subida de 0,5kms e com um desnível de 100m (20% subida)… chegamos ao estradão seguimos sempre a subir até ao ‘Parque eólico de Sicó’… lá no alto contempla-se a paisagem…
Nas Pedreiras de Sicó

Tinhamos agora que descer até Vale de Poios.. passamos muito próximo do Canhão do Poio…a descida mais uma vez faz jus à fama de Sicó..Dura como tudo!…chegados ao vale tomamos um single track a subir até à aldeia de Poios… a progressão não é fácil… ao nosso lado direito o Covão da Favas e a Capela da Nossa Senhora da Estrela!... tivemos ainda mais uns kms de percurso de difícil progressão até Alvito!... desceu-se até Tapeus (100m) a partir daqui foram 4,5kms a subir até Casmilos (300m)… estavamos com 130kms e 2500m de acumulado… faltavam ainda 5 kms até Conímbriga…

Covão do Poio

Covão das Favas - Nª Srª Estrela

Os kms finais foram percorridos de forma atribulada… mais uma vez a bina do nosso amigo Paolo tinha um pneu furado e a decisão tomada foi a de andar sem parar, encher assim que fosse necessário!.... certo é que chegamos ao final com 135kms 2550m acumulado média de 17kms/h… Satisfeitos pela missão cumprida.. mas madurinhos das pernas..heheheheh..

Trilhos de Sicó.."até a barraca abana!"...